As praias mais empolgantes

Se gosta de ondas para mergulhar ou praticar surf, a zona entre a Ericeira (de onde embarcou para o exílio a família real portuguesa) e a Nazaré é uma das mais frequentadas. Para relaxar, nadar num mar tranquilo e quente, nada como o Algarve ou Porto Santo.

Duas praias foram distinguidas como das melhores da Europa entre 260 previamente selecionadas: Miramar (Vila Nova de Gaia) e Marinha (Carvoeiro). Arrifana BeachDestacamos também a Praia da Arrifana e Praia de Odeceixe (ambas na Costa Vicentina, concelho de Aljezur), a Praia das Maçãs e a Praia Grande (Sintra), Praia da Falésia e Praia dos Olhos de Água (Albufeira), Praia da Galé (Albufeira), Praia Dona Ana e Meia Praia (ambas em Lagos), Praia do Guincho (Cascais), Praia da Nazaré (visite o Sítio da Nazaré no topo do promontório e não esqueça que o recorde mundial da maior onda “surfada” estabeleceu-se na Praia do Norte), Praia do Moledo (Caminha), Praia de São Jacinto (Aveiro), Praia da Apúlia (Esposende), Praia de Galapos (Setúbal), Praia Osso da Baleia (Pombal), Praia da Comporta (Grândola e praias subjacentes em Tróia), Praia da Figueirinha (Setúbal), Praia da Rocha (Portimão), mas há tantas mais…

Interessante também temos a ria Formosa, onde encontra uma variedade de possibilidades para escapar a confusões, se assim o desejar. Apanhe o barco em Olhão, por exemplo, que lhe dá acesso a três praias, e escolha a praia da Culatra. Terá de andar um pouco (300 metros, talvez um pouco mais), chegando lá, basta afastar-se das poucas pessoas presentes e estará à vontade numa areia fina, quase branca, num mar azul límpido. Muitas praias permitem estar praticamente sozinho. Se estiver a considerar prática naturista, cuidado com listas de praias naturistas retiradas da Internet, por vezes incluem o que não devem. Não será difícil de encontrar um local onde respeitando os outros possa praticar naturismo, apesar de em Portugal não ser um problema de maior, a nossa liberdade, como em tudo, termina onde começa a dos outros.

Cada praia tem o seu encanto e a sua envolvência. Nada melhor que descobrir!