O Cabo da Roca, o ponto mais ocidental de Portugal continental, assim como da Europa continental e Eurásia, tem uma vista deslumbrante do mar a partir dos seus 140 metros de altura. Para norte e sul temos praia após praia, cada uma com a sua beleza específica. Desde extensos areais até falésias lindíssimas. E bastantes cidades a visitar, impossível de enumerar aqui.

Os parques naturais proporcionam uma variedade de atividades, desde praia a montanha, desde flora a fauna, situadas em paisagens sem rival, cujos percursos pedestres são revigorantes. Destacamos o Parque Nacional Peneda-Gerês, o Parque Natural do Alvão (com as Fisgas de Ermelo), o Parque Natural do Douro Internacional, o Parque Natural da Serra da Estrela (a mais alta montanha de Portugal continental), o Parque Natural do Tejo Internacional (junto ao maior rio que atravessa o país), o Parque Natural de Sintra-Cascais e o Parque Natural da Arrábida (ambos perto da capital), o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (Fortaleza de Sagres) e o Parque Natural da Ria Formosa (Algarve).

The AzoresOs Açores são um arquipélago formado por 9 ilhas, considerado geograficamente europeu, na verdade situa-se na cordilheira mesoatlântica, entre a placa Norte-americana e a placa Euroasiática, que tem aqui um dos seu pontos mais altos na Ilha do Pico (Ponta do Pico). Cada vez mais procurado por turistas, em especial desde a descida das tarifas aéreas, tem uma beleza natural única. Curiosidade, a Ilha Terceira tem uma base aérea pertencente ao dispositivo de aterragem de emergência para os vaivéns espaciais da NASA.

A Madeira é um arquipélago formado por 7 ilhas, que apesar de ser território europeu, na verdade situa-se na plataforma africana. Clima excelente, uma ilha principal realmente deslumbrante (Madeira), e Porto Santo… um oásis.

Em Portugal pode ver o nascer do Sol no topo de uma montanha, ou vê-lo a pôr-se na praia. Para conhecer os imensos locais, nada como alugar um automóvel, pegar num mapa e partir à descoberta. De notar que muito poderá fazer utilizando transportes públicos, necessitará de um pouco mais de planeamento, mas conseguirá visitar o mais importante e com menos dinheiro.