O refrescante Porto Santo

O Porto Santo é a segunda mais importante ilha da Região Autónoma da Madeira. A Vila Baleira é a capital, única cidade e povoação da ilha do Porto Santo.

A ilha tem pouco mais de 42 km², é chamada de “Ilha Dourada”, fácil de entender porquê, e foi descoberta em 1418 (um ano antes da ilha principal, a Madeira).

Com clima temperado, sem grande variação ao longo do ano, entre 19ºC no inverno e 23ºC no verão, com a temperatura do mar muito semelhante à temperatura ambiente, o que permite praia durante grande parte do ano. Ocasionalmente no Inverno poderá ocorrer um pouco de mau tempo (chuva e vento). As falésias e ar mais fresco na parte norte contrastam com o sol e calor na parte sul, onde tem à sua disposição cerca de 9 km de praia. Um paraíso.

Apesar da ilha da Madeira ser considerada muito mais interessante turisticamente, pois tem bastante mais para oferecer, a verdade é que os seus habitantes procuram quando possível o Porto Santo para usufruírem da praia.

Há quem se refira a Pto Porto Santoorto Santo como uma praia com ilha. O Sol, a areia branca, a temperatura… Mas também tem hotéis, restaurantes, golfe de primeira qualidade com 18 buracos (Par 72) num campo com mais de 6.000 metros, desenhado por Severiano Ballesteros Sota, lendário golfista espanhol, estando perfeitamente integrado com a belíssima paisagem circundante. Caminhadas, hipismo, mergulho, pesca desportiva, ténis, Spa. Muito por onde escolher quando se “cansar” de estar na praia.

Poderá chegar de barco ou avião. De avião, demorará meros 15 minutos desde o Funchal. Para ter uma ideia da proximidade, em dias de sol poderá ver o Porto Santo a partir de pontos altos da ilha da Madeira. De avião tem cada vez mais alternativas e preços cada vez mais baixos, sem estar limitado a escala na Madeira. Um voo direto de Lisboa demora cerca de 1h30m.