O turismo é uma importante fonte de riqueza de Portugal. Os preços são relativamente baixos, o país é pequeno e por isso fácil de conhecer na totalidade se assim o desejar. Todo ele é diferente e com enorme potencial de descoberta visto ter uma enorme riqueza geográfica e cultural, claramente distinta entre os diversos locais.

Em Portugal pode conhecer produtos do país de excelente qualidade: beber uma excelente cerveja acompanhada com caracóis, um bom vinho com queijo e enchidos, cozinha tradicional e a nova cozinha de fusão. Pode encontrar todo o tipo de peixe e de carne, confecionados de inúmeras maneiras. Curiosamente, um total aproveitamento da carne foi desenvolvido por razões históricas centenárias. Diz-se que as “Tripas à moda do Porto” / “Dobrada”, nasceram com o início das descobertas (tomada de Ceuta), devido à necessidade de abastecer os navios com carne. Chanfana, leitão, mariscos (incluindo conquilha, amêijoas e lapas), caldo verde, sopa de peixe e sopa da pedra, cataplanas e caldeiradas variadas, e claro o bacalhau, sem sequer abordar doces…tanto, mas tanto para dizer. Siga a zona onde está, de certeza perceberá facilmente as iguarias tradicionais de cada uma.

AlentejoDesde praias douradas (a areia é branca / amarela) até escarpas. Desde o Alentejo, com terrenos infindáveis, até aos terrenos verdejantes e montanhosos do norte.

O Golfe tem sido um investimento visível por todo o país, a acompanhar a hotelaria e aldeamentos variados. Os casinos são um ponto de interesse e a vida noturna, desde bares a discotecas, é imparável. Pesca e caça são pontos que atraem muitos visitantes. Claro que as praias e os monumentos, serão sempre o ponto forte. Mas tudo depende do que procura, Portugal tem de tudo para oferecer.

Um país que felizmente ainda hoje se conserva, muito próprio e enraizado, na sua cultura de braços abertos para todos, com uma panóplia de atividades que o aguardam.