Reservas naturais

Em Portugal, existem vários parques naturais: Douro Internacional, Litoral Norte, Alvão, Montesinho, Tejo Internacional, Serra da Estrela, Vale do Guadiana, Serras de Aire e Candeeiros, Arrábida, São Mamede, Sintra-Cascais, Ria Formosa, Sudoeste Alentejano, Costa Vicentina, Parque Natural da Terceira, Parque Natural do Faial e Parque Natural da Madeira.

  • O Parque Nacional da Peneda-Gerês é o único parque nacional. É uma enorme atração natural portuguesa, pela beleza paisagística. Foi considerado pela UNESCO como Reserva Mundial de Biosfera devido à riqueza da sua vegetação e fauna, mas tem muito mais para ver, por exemplo: Castelo de Castro Laboreiro, Castelo de Lindoso e Albergaria É uma zona protegida, visando preservar a sua riqueza. Um exemplo de sucesso está a ser o trabalho desenvolvido pela defesa e conservação do Lince Ibérico. Tal como da Águia-real, entre muitos mais exemplo possíveis.
  • A Reserva Natural das Ilhas Selvagens e Reserva Natural das Ilhas Desertas. AThe Natural Reserve of Selvagens and Desertas Islands biodiversidade é protegida, no entanto aqui, a questão principal é o reconhecimento da soberania sobre a zona marítima e subsolo, na pretendida Zona Económica Exclusiva por Portugal (que está em conflito com a argumentação espanhola). O Direito Internacional, com base na Plataforma Continental, poderá reconhecer uma ZEE portuguesa enorme, se englobarmos o continente em conjunto com todas as ilhas. Depois se verá sobre a biodiversidade, pois o possível petróleo e gás poderão ter um cheiro inebriante. Caso Portugal vingue na sua interpretação do Direito do Mar, passará a ter a segunda maior plataforma mundial (logo a seguir aos EUA), e consequentemente será um dos maiores países do mundo em termos geográficos, com um território marítimo 40 vezes superior ao terrestre. Não é à toa que o anterior Presidente da República se decidiu, e foi o primeiro, a pernoitar nas Selvagens, não muito antes do fim do seu mandato, sob o tema da investigação científica e património natural a defender, incluindo a ZEE.