Suas culturas e tradições

O Portugal agrário, pouco industrializado e fechado acabou há muito, não só pelas condições económicas que a integração europeia proporcionou e impôs, mas também pela globalização cada vez mais presente. Claro que a renovação também passa pelas novas gerações que procuraram realidades socioculturais muito diferentes, mas sem esquecer o passado. Cultura e tradição sempre fizeram parte deste país, agora novamente numa descoberta, não do mundo como há 600 anos, mas de si e das suas potencialidades.

Portugal, de entre as diversas nações europeias, é um dos mais antigos estados soberanos. O Reino de Portugal viu a sua independência reconhecida em 1143 e The Kingdom of Portugaas fronteiras definidas em 1297. O intercâmbio cultural foi enriquecido pela sua presença no norte de África, Angola, Brasil, Moçambique, Timor-Leste, Índia, China e Japão, entre outros exemplos. Curiosidades: a utilização da espingarda no Japão terá acontecido pela mão dos portugueses no século XVI, e terá ajudado a resolver um impasse político-militar com o uso do sistema de rotatividade, técnica desenvolvia no Japão que apenas chegaria 50 anos depois à Europa. O português é 5ª língua mais falada do Mundo. País entre os melhores do mundo em Qualidade de Vida (OMS) e com um Índice de Desenvolvimento Humano “muito elevado” (ONU).

Conhecido desde à muito pelo Futebol, Fado e Fátima, ainda continua um nadinha assim, o que não deixa de ser interessante.

As tradições são inúmeras. Podemos começar por referir, a título exemplificativo, a filigrana do Minho, passar pela Nazaré onde as mulheres tradicionalmente usam sete saias, Óbidos em que dentro das muralhas pode beber uma ginjinha em copo de chocolate. E tanto mais…

Sobre termas, que remontam aos romanos sob o “Sanus Per Aqua”, daí o “Spa”: Termas de Luso, Vidago, Caldelas, Monte Real, São Pedro do Sul, Caldas da Rainha, Caldas de Chaves ou Curia, são apenas alguns exemplos.

Em Portugal pode assistir a touradas, pescar, caçar, surfar, caminhar,… descobrir. A gastronomia é excelente. Prove os vinhos de qualidade e experimente um vinho tinto verde, um rosé ou espumante, entre outros como o Vinho do Porto, que rivalizam com o que de melhor há no mundo.